O início da produção da Kombi no Brasil foi em 1957, três anos após o lançamento mundial, e foi o primeiro veículo produzido na linha de montagem em São Bernardo do Campo, com motor de 1.200 cc.
Hoje, depois de vender 1.360.850 unidades ao longo dos anos, a
Kombi possui quatro modelos disponíveis e motor 1.4 8V flex, com
potência de 78 cv quando abastecido 100% a gasolina e 80 cv, com
100% a álcool.
Produzida em São Bernardo do Campo desde 1957, o utilitário foi o primeiro modelo da Volkswagen feito no Brasil. Modelo de maior longevidade na história da indústria automotiva mundial, a Kombi acumula mais de 1.530.000 unidades produzidas desde seu lançamento até julho de 2012.
A maior prova do sucesso e da versatilidade do utilitário Volkswagen
está na incontestável liderança no segmento de mercado em que atua: a
Kombi nunca perdeu a liderança de sua categoria. E isso continua em
2012. No acumulado de janeiro a julho deste ano, a Kombi registrou
14.905 unidades emplacadas (detendo 39,4% do segmento), o que representa
crescimento de mais de 4% em relação ao mesmo período de 2011 – ótimo
resultado quando se analisa a indústria de Comerciais Leves, que
registrou queda de 1,4% no acumulado dos sete primeiros meses de 2012
contra o mesmo período de 2011.
Nenhum outro utilitário alia tanta versatilidade no transporte de
cargas e passageiros com baixo custo de manutenção como a Kombi. “Não há
maneira mais barata e eficiente de se transportar uma tonelada de carga
coberta”, afirma Marcelo Olival, gerente executivo de Vendas e
Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil.
Atualmente, a linha de produção da Kombi trabalha em dois turnos e
conta com 386 colaboradores na área da pintura, 201 no setor de armação e
outros 205 na montagem final. É pelas mãos desses 792 funcionários que
são fabricadas 90 unidades diárias do modelo.
A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 40, que
pretendia incluir o confiável conjunto mecânico do Fusca em um veículo
leve de carga. A produção do modelo começou na Alemanha em 1950. O
destaque era a carroceria monobloco, a suspensão reforçada e o motor
traseiro, refrigerado a ar, de 25 cv.
Em 1957 foram fabricadas as primeiras unidades no Brasil. Com um
índice de nacionalização de 50%, a Kombi tinha motor de 1.200 cm³ de
cilindrada. Menos de quatro anos mais tarde chegou ao mercado o modelo
de seis portas, nas versões luxo e standard, com transmissão
sincronizada e índice de nacionalização de 95%. A versão pick-up surge
em 1967, já com motor de 1.500 cm³ e sistema elétrico de 12 volts.
A trajetória internacional da Kombi brasileira se inicia com a
história das exportações da Volkswagen do Brasil nos anos 70 para mais
de 100 países. Os principais mercados externos da Kombi foram Argélia,
Argentina, Chile, Peru, México, Nigéria, Venezuela e Uruguai
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