O Volkswagen Sedan, conhecido popularmente
no Brasil como Fusca, existe há cerca de 60
anos, e desde sua invenção, o carrinho vem
apaixonando pessoas em todos os cantos do
mundo. O Fusca, Beetle, Bug, Escarabajo,
Coccinelle – entre tantos outros nomes – teve
sua origem na Alemanha nazista de Adolf Hitler,
que desejava que todos os alemães possuíssem
um veículo que pudesse transportar quatro
pessoas e sua bagagem, que alcançasse uma
velocidade contínua de 100 quilômetros por
hora e que fosse acessível ao bolso do povo.
Era o início de um desenvolvimento social e
industrial.
Foi então que o governo alemão contatou o
engenheiro Ferdinand Porsche, que também
sonhava com um veículo que fosse acessível à
massa. Porsche teve bastante liberdade para
construir os protótipos. Seu projeto teve
origem no início da década de 1930 e foi
desenvolvido pelo engenheiro em sua própria
garagem, em Stuttgart, na Alemanha, onde
ainda hoje é a sede da Porsche. A proposta
inicial previa motor de apenas dois cilindros,
refrigerado a ar, que acabou não aprovado.
Optou-se então pelo motor traseiro de quatro
cilindros, contraposto dois a dois (chamado de
boxer), também refrigerado a ar. A resistente
suspensão, por barras de torção, reforçava a
idéia de criar um carro econômico, resistente,
barato e popular.
O Fusca ficou pronto e disponível para testes
somente em 1935, ainda de forma artesanal.
Somente em maio de 1938 foi aprovada a
construção de uma fábrica em Fallersleben
região entre o rio Reno e o mar Báltico –, onde
iniciaria, finalmente, a produção do carrinho. O
modelo inicial era muito simples,
sem janela ou luzes traseiras e com portas que abriam ao contrário
do modelo dos carros atuais. Mas com o início da Segunda Guerra
Mundial, em 1939, o carro não chega a ser fabricado e a nova fábrica
estréia produzindo veículos militares, com destaque para o Kubelwagen
(tipo de camburão, que teve 55 mil unidades produzidas) e para os
Schwimmwagen (carro anfíbio, com 15 mil unidades). A produção de
veículos de guerra chegou a 100 mil unidades.
No final da guerra, em 1944, a fábrica em Fallersleben ficou quase
completamente destruída pelos bombardeios. Neste momento, o major inglês
Ivan Hirst retomou a produção dos Fuscas, os primeiros do período
pós-guerra. O carro retomou seu propósito desenvolvimentista, sendo
utilizado para serviços essenciais como atendimento médico. Mas o
fusquinha não recebia muita confiança dos ingleses, franceses,
soviéticos e norte-americanos, que não acreditavam no projeto. Sem outra
alternativa, o governo alemão retomou o controle da fábrica com o nome
de Heinz Nordhoff no comando.
Nordhoff desenvolveu muitas mudanças no projeto do carro para
que o Fusca se tornasse um automóvel com ares de grande produção. Logo
depois, em 1945, já eram fabricadas 25 mil unidades anuais. Em 1948, o
primeiro modelo conversível. Assim, o Fusca contribuiu com o
desenvolvimento da Alemanha pós-guerra, já que a fábrica da Volkswagen
auxiliou na recuperação econômica do país, tornando os alemães os
maiores exportadores de veículos da época.
A Holanda foi o primeiro país a se apaixonar pelo Fusca, onde o
carro ficou ainda mais popular. As primeiras exportações para os
Estados Unidos ocorreram em 1949, mas o veículo só fez sucesso em terras
americanas em meados dos anos 1950. Em 1953, várias melhorias foram
adaptadas ao veículo como diminuição do ruído do motor, aperfeiçoamento
nos freios e quebra-vento. No dia 23 de março de 1953, a Volkswagen
inaugurou sua primeira filial no Brasil.
Em 1954, a produção do Fusca chega a 200 mil unidades, sendo 6
mil só para os Estados Unidos. A confecção do Fusca é ampliada também
com a inauguração de uma fábrica na Austrália. Em 1956, os EUA já
compravam 50 mil Fusquinhas, mas foi em 1956, com ocorreu uma explosão
de interesse dos americanos, quando a fila de espera para conseguir um
Fusca chegava a cerca de 6 meses. A partir daí, as vendas do carrinho,
apelidado de Beetle pelos americanos, passou a crescer cada vez mais.
Ao longo destes 60 anos de vida, o fusca tradicional teve
muitas alterações, mas manteve o mesmo visual básico. Do pequeno motor
até o atual, sua mecânica passou por inúmeras modificações, mas o seu
conceito básico permaneceu o mesmo. O Fusca – ou Volkswagen Sedan – foi o
primeiro modelo fabricado pela companhia alemã Volkswagen e foi o carro
mais vendido no mundo, ultrapassando, em 1972, o recorde do Ford T,
outro fenômeno. O último modelo do Fusca foi produzido no México em
2003.
site:http://www.casadofusca.com.br/historia.php
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